O primeiro console da Microsoft é realmente um hardware muito interessante para a época e apesar de não ter sido um sucesso de público, ele conseguiu firmar o seu espaço e abrir caminho para um grande sucessor. Conheça aqui algumas curiosidades sobre o primeiro console Xbox.

#1
O nome inicial do Xbox era DirectX Box por ser um console baseado em Windows e DirectX. Xbox seria uma abreviação de DirectX Box, mas a companhia de marketing não gostou do nome e fez uma lista com vários nomes deixando Xbox nela para ver o quanto o nome não seria apreciado por ninguém. No fim da pesquisa viram que o nome que os participantes mais gostaram foi Xbox e este ficou sendo o nome oficial do console.

#2
Xbox foi anunciado oficialmente na Game Developers Conference (GDC) em 2000, mas foi anunciado oficialmente ao público apenas em 2001 por ninguém mais e ninguém menos do que Bill Gates e The Rock.

#3
O console marcou a volta da participação americana na fabricação de consoles, algo que havia acabado em 1996 quando Atari Jaguar foi descontinuado.

#4
O Xbox foi lançado em 2001 nos EUA e em 2002 nos outros países. Pertenceu a sexta geração de consoles competindo com Playstation 2, Dreamcast e Nintendo GameCube. Entre os jogos que estavam disponíveis no lançamento do console tinhamos Halo: Combat Evolved, Dead or Alive 3 e Project Gotham Racing.

#5
Foi no primeiro Xbox que surgiu a Xbox Live em 2002 para concorrer com a SegaNet do Dreamcast. O primeiro Xbox foi o único console da Microsoft em que era possível jogar online gratuitamente. A Xbox Live se tornou a maior rede online especializada em games na época, conseguindo mais de 20 milhões de usuários ativos.

#6
O Xbox também foi o primeiro console a possuir um HD (Hard Drive) semelhante ao de um computador.

#7
O controle do Xbox foi criticado desde o início por ser grande demais, chegando a ganhar o apelido “Fatty” (gordinho) e também a entrar no Guinnes World Record Gamer’s Edition 2008 como o maior controle oficial de videogame do mundo. O controle foi considerado grande demais para o Japão e a Microsoft acabou desenvolvendo uma versão menor para o lançamento do console naquela região. Com o tempo, esta versão menor acabou substituindo o controle original em todas as regiões.

#8
Foi descontinuado em 2005 no Japão e em 2006 nos demais países. O último jogo a ser lançado na Europa foi Xiaolin Showdown em 2007 e nos EUA o último jogo a ser lançado foi Madden NFL 09 em 2008. Apesar de ter sido descontinuado, o console continuou com suporte online da Microsoft através da Xbox Live até o ano de 2010.

#9
Jogos para o primeiro Xbox continuaram a poder ser jogados pelo seu sucessor com algumas restrições, ao todo ao menos 400 jogos eram compatível com o Xbox 360.

#10
Até o fim de sua vida o Xbox vendeu 16 milhões de unidades nos EUA, 6 milhões na Europa e 2 milhões no Japão. Totalizando assim 24 milhões de consoles vendidos ao todo, mais que o dobro do Dreamcast. Essa quantidade também é maior que o conseguido pelo Nintendo GameCube, tornando o Xbox o segundo console mais vendido na sexta geração de consoles.