Pantera Negra é um sucesso de público e crítica nos cinemas. O herói apareceu pela primeira vez no Universo Cinematográfico Marvel no filme Capitão América: Guerra Civil e agora conta com o seu primeiro filme que carrega o seu nome e do qual conheceremos agora algumas curiosidades.

1) O filme Pantera Negra custou 200 milhões de dólares, mas já faturou cerca de 1 bilhão de dólares em bilheteria.

2) Os atores Adewale Akinnuoye-Agbaje, Anthony Mackie e Djimon Hounsou foram considerados para o papel de T’Challa, mas os três acabaram interpretando outros personagens da Marvel. Agbaje foi Algrim/Kurse em Thor: O Mundo Sombrio, Mackie foi Sam Wilson em Capitão América 2: O Soldado Invernal e Hounsou foi Korath em Guardiões da Galáxia. John Boyega também foi considerado para o papel, mas no fim o ator Chadwick Aaron Boseman foi o escolhido para interpretar o Pantera Negra.

3) Pantera Negra é o décimo oitavo filme do Universo Cinematográfico Marvel. No Universo Cinematográfico Marvel, Wakanda foi citada pela primeira vez em Homem de Ferro 2 (2010).

4) O ator Andy Serkis e Martin Freeman já trabalharam juntos antes em O Hobbit: Uma Jornada para Casa e O Hobbit: A Desolação de Smaug. Eles eram, respectivamente, Gollum e Bilbo Bolseiro.

5) A atriz Angela Bassett, a Ramonda de Pantera Negra, também estreou outro filme de super-herói no passado. Ela era a Dra. Amanda Waller no filme Lanterna Verde de 2011.

6) As lutas do filme foram inspiradas em artes marciais africanas, mas as cenas de ação também tiveram inspiração nos filmes Creed: Nascido para Lutar e Kingsman.

7) O nome Wakanda foi inspirado em uma tribo do Kênia chamada Wakamba, também conhecida como Kamba.

8) A dublagem do filme no Brasil foi alvo de críticas ao ter dubladores brancos fazendo a voz de personagens negros. Curiosamente, as pessoas que reclamaram disso nunca reclamaram quando a dublagem de pessoas brancas foram feitas por negros. No fim, dubladores não são dublês, então não precisam se parecer com o personagem que dublam, mas sim ter uma voz que combine bem com os personagens.

9) Wesley Snipes quase interpretou o Pantera Negra nos cinemas nos anos 90. Ele chegou a ser cogitado pela Marvel na época, mas depois a empresa mudou de planos sobre o desenvolvimento do filme que acabou sendo lançado apenas agora em 2018 e por isso outro ator mais jovem foi escolhido.

10) Michael B. Jordan, que interpreta o vilão Erik Killmonger no filme, chegou a fazer testes em 2013 para interpretar Sam Wilson (O Falcão), que atualmente é interpretado por Anthony Mackie.